Precisamos falar sobre o PLA

O PLA é um material muito usado na impressão 3d. É o meu favorito.

É muito fácil de trabalhar, é mais barato, gruda bem na mesa sem muitos problemas e o principal para mim, é geralmente feito de materiais orgânicos, sendo assim é melhor para reciclar e é biodegradável.

Me encantou muito esse ponto do biodegradável e eu preciso testar isso.

Teste

Do lado da minha cozinha, tenho uma composteira domestica, exatamente este modelo aqui, inclusive acho que comprei deste mesmo vendedor. É muito interessante, funciona bem para quem tem até 3 pessoas, não tem mau cheiro. De tempos em tempos, eu coleto chorume para as minhas plantas e com o húmus, eu consigo utilizar nos vasos, substituindo o material orgânico antigo.

Voltando ao PLA, peguei alguns pedaços que sobraram ou quebraram de algumas impressões minhas de 3 cores: branca, preto e amarelo, e com isso, depositei nas caixas de compostagem.

Só lembrando, a minha composteira está bem desenvolvida e saudável, já possui alguns fungos, pequenos insetos e muita minhoca californiana.

Resultado

Após 1 ano de eu ter colocado o PLA nas composteiras, fui olhar o que tinha acontecido. Pasmem, o material estava em perfeito estado, apenas sujo com o húmus, foi só lavar o plástico que lá estava ele em perfeito estado.

Não foi culpa das trabalhadoras minhocas e outros organismos, elas deram conta das cascas de ovos, folhas, bananas, restos de comida, etc. Elas trabalham muito.

Frustração

Descobri que não fui o único que fiz este teste, inclusive tem algumas pessoas que fizeram alguns testes mais elaborados colocando no jardim, em vasos, no meio ambiente e o resultado foi o mesmo, nada acontece.

O que se sabe é que o PLA na verdade é degradável e não biodegradável e a melhor maneira de se livrar dele ainda é reciclando.

Conclusão

O PLA ainda é melhor que outros materiais, quando se fala de meio ambiente, pois a sua construção ainda é composta de materiais orgânicos e renováveis, mas biodegradável, é forçar a barra de mais.